REVISTA ESPÍRITA

JORNAL DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS

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PUBLICADA SOB A DIREÇÃO DE

ALLAN KARDEC

 

ANO 7 - JULHO 1864 - Nº. 7

 

 

EXTRATO DO JORNAL DO COMMERCIO DO RIO DE JANEIRO

 

 

 

De 23 de setembro de 1863

 

CRÔNICA DE PARIS.


A propósito dos espectros dos teatros, o correspondente conclui assim, depois de deles fazer o histórico:

"Por sorte, no próximo inverno, cada um poderá regalar aos seus amigos do espetáculo, tornado popular, de alguns fantasmas e outras curiosidades sobrenaturais. De sobremesa, se apagarão as velas e ver-se-ão aparecer, envolvidos em seus lençóis, os espectros modernos que substituirão assim as tiradas que outrora cantavam nossos avós. Nos bailes, em lugar dos refrescos, far-se-ão desfilar os fantasmas. Que encantador divertimento! nada que disso pensar se tem dele o arrepio."

O autor passando ao Espiritismo:

"Uma vez que falamos de coisas sobrenaturais, não passaremos em silêncio O Livro dos Espíritos. Que título atraente! quantos mistérios não se escondem! E se nos reportarmos ao ponto de partida, que caminho que essas idéias fizeram há alguns anos! - No início, esses fenômenos, ainda não explicados, consistiam em uma simples mesa posta em movimento pela imposição das mãos; hoje, as mesas não se contentam mais em girar, em saltar, em se endireitar sobre um pé, em fazer mil cabriolas, elas vão mais longe; falam! que digo eu: elas falam, é que têm um alfabeto próprio e mesmo vários. Basta dirigir-lhe uma pergunta, e a resposta é logo dada por pequenos golpes seguidos, batidos com o pé, ou bem por meio de um lápis que, preso à mão, põe-se a traçar sinais sobre o papel, palavras, frases inteiras ditadas por uma vontade estranha e desconhecida; a mão se torna então um simples instrumento, um porta-lápis, e o espírito da pessoa fica completamente estranho a tudo o que se passa.


"O Espiritismo, é assim que se chama a ciência desses fenômenos, fez, em poucos anos, grandes progressos nos fatos, na prática; mas a teoria, na minha opinião, não fez o mesmo caminho, está estacionaria, e direi porque. - É incontestável, a menos que as pessoas que se ocupam dessa matéria não tenham interesse em se enganar e em nos enganar, é incontestável que os fatos existem. Eles não se revelam unicamente por meio das mesas, se nos apresentam todos os dias e a toda hora. Excitam e espantam a todos, mas todos permanecem aí. - Duas pessoas concebem a mesma idéia ou se reencontram simultaneamente sobre a mesma palavra; alguém que não vemos, freqüentemente e no qual acabamos de pensar se nos apresenta inopinadamente; bate-se à nossa porta, e, se bem que nada vem de fora nos indicar a pessoa, adivinhamos que ela está; uma carta com dinheiro nos chega num momento de urgência; e tantos outros casos tão freqüentes, tão numerosos e conhecidos de todo o mundo; tudo isso pode ser atribuídos ao acaso? Não, isso não pode ser o acaso em nenhum caso; e por que não seria isso uma comunicação fluídica inapreciável por nosso organismo material, um sexto sentido, enfim, de uma natureza mais elevada? Ninguém sabe onde reside a alma; ela não é nem visível, nem ponderável, nem tangível, e, no entanto, cheios de convicção que somos, afirmamos a sua existência. - Qual é a natureza do agente elétrico? O que é o imã?... E no entanto os efeitos da eletricidade e do magnetismo são continuamente patentes aos nossos olhos. - Estou persuadido de que um dia deverá ocorrer o mesmo com o Espiritismo, ou qual- quer que seja o nome que em último lugar praza à ciência lhe dar.


"Há algum tempo vi numerosos fatos de catalepsia, de magnetismo, de Espiritismo, e não posso conservar a menor dúvida a seu respeito; mas o que me parece mais difícil é poder explicá-los e atribuí-los a tal ou tal causa. É preciso, pois, proceder com prudência e reservar sua opinião, abstendo-se de cair nos dois extremos: ou de negar todos os fatos ou de submetê-los todos a uma teoria prematura.


"A existência dos fenômenos é incontestável; sua teoria está ainda para descobrir- se: eis hoje o estado da questão. Não se pode negar que haja alguma coisa de singular e digna de ser examinada nessa idéia que agitou o mundo inteiro, que reaparece com mais intensidade do que nunca, nessa idéia que tem seus órgãos periódicos,, seus anais de observações, que emocionou os espíritos na Áustria, na Itália, na América, que fez nascer reuniões na França, país onde se formam raramente, e onde o governo as tolera dificilmente.


"Essa invasão geral, além deter produzido uma viva impressão, tem uma muito alta importância. É preciso, pois, sem precipitação nem idéias preconcebidas, verificar de boa fé esses fenômenos, até que venham a ser explicados, o que ocorrerá um dia, se aprouver a Deus nos revelar a natureza desse agente misterioso."

O autor, como se vê, não é muito avançado; mas ao menos não julga aquilo que não sabe; reconhece a existência dos fatos e a sua causa primeira, mas não conhece seu modo de produção. Ele ignora os progressos da parte teórica da ciência, e dá a esse respeito um conselho muito sábio: poderão fazer teorias arriscadas, assim como se estava muito apressado de fazê-lo no início da aparição dos fenômenos, onde cada um se apressou em explicá-los à sua maneira; assim, a maioria desses sistemas prematuros caíram diante das experiências ulteriores, que vieram contradizê-los. Hoje se possui disso uma teoria racional da qual nenhum ponto foi admitido a título de hipótese; tudo é deduzido da experiência e da observação atenta dos fatos; pode-se dizer que, sob este aspecto, o Espiritismo foi estudado à maneira das ciências exatas.


Esta ciência, nascida ontem, não disse tudo, tanto lhe é preciso, e nos resta ainda muito a aprender, mas disse o bastante para ser fixada sobre as bases fundamentais e saber que esses fenômenos não saem da ordem dos fatos naturais; não foram qualificados de sobrenaturais e maravilhosos senão por falta de conhecer a lei que os rege, assim como ocorreu com a maioria dos fenômenos da Natureza. O Espiritismo, fazendo conhecer essa lei, restringe o círculo do maravilhoso em lugar de estendê-lo; dizemos mais, é que ele lhe dá o último golpe.


Aqueles que dele falam de outro modo provam que não o estudaram.

Constatamos com prazer que a idéia espírita fez progressos sensíveis no Rio de Janeiro, onde conta com numerosos representantes fervorosos e devotados. A pequena brochura: O Espiritismo em sua mais simples expressão, publicada em língua portuguesa, não contribuiu pouco para ali difundir os princípios da Doutrina.

 

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