Artigo

Ética, Sociedade E Terceiro Milênio

Tendências do Trabalho, (Editora Tama, Ltda ), 312 (agosto): 8-10, 2000.

Luiz Carlos D. Formiga

Português / Español

 

 

“Um desafio para a universidade de uma maneira geral no terceiro milênio é resgatar um pouco alguns princípios humanísticos e éticos para a sociedade.” (5) Estas foram palavras da reitora eleita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no final de 1999, último quartel do milênio.

Ensino, pesquisa e ética tem estado nas nossas cogitações (4) desde quando encontramos, ainda como aluno, um professor a quem homenageamos anteriormente pelo seu exemplo de integridade profissional (3). Por isso acreditamos que resgatar valores ético-morais para a sociedade é desafio de urgência.

Permitam-me recordar o Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, ocorrido em 1994, no seu Artigo 13. A ética transdisciplinar recusa toda atitude que recusa o diálogo, a discussão, seja qual for sua origem – de ordem ideológica, científica, religiosa, econômica, política ou filosófica. O saber compartilhado deverá conduzir a uma compreensão compartilhada baseada no respeito absoluto das diferenças entre os seres, unidos pela vida comum sobre uma única e mesma Terra . (1)

Vamos a um exercício prático. Deve-se aceitar o aborto para “salvar a vida” da gestante HIV-positiva, grávida pelo estupro? Antes de responder gostaria de voltar ao Congresso de Transdisciplinaridade.

Artigo 1 - Qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma mera definição e de dissolvê-lo nas estruturas formais, sejam elas quais forem, é incompatível com a visão transdisciplinar.

Artigo 2 - O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regido por lógicas diferentes é inerente à atitude transdisciplinar. Qualquer tentativa de reduzir a realidade a um único nível regido por uma única lógica não se situa no campo da transdisciplinaridade. (1)

A ética visa mais o bem a ser conquistado e garantido que ao mal que deve ser evitado. A bioética é a ética aplicada aos novos problemas que se desenvolvem nas fronteiras da vida. vem em salvaguarda do ser humano: na singularidade da individualidade, mas também na universalidade da sua humanidade. não pretende ser restritiva, mas tem a tarefa de colocar limites éticos a fim de salvaguardar a pessoa humana, sua vida e humanidade.

O progresso tecnológico da biomedicina levanta problemas éticos, que requerem da bioética uma reflexão prática. a questão “o que posso fazer?” deve estar acompanhada das perguntas do imperativo ético “o que devo fazer? o que é bom fazer? qual é o bem a ser preservado e o bem a ser promovido”. (2)

Artigo 12 - A elaboração de uma economia transdisciplinar é fundada sobre o postulado de que a economia deve estar a serviço do ser humano e não o inverso. (1)

A ética ao falar de valores e agir humano, parte do pressuposto que todo ser humano age por uma motivação em vista de uma finalidade. é sabido que entre a motivação e a finalidade não existe uma transparência que determine ser todo ato bom e responsável. vários fatores psicológicos, sociais e culturais podem influenciar estes atos. Um ato humano, mesmo os atos médicos e científicos, podem ser maus e irresponsáveis se as motivações forem egoístas ou se a finalidade for a ganância de fama, poder ou riquezas.

A reflexão ética visa identificar os valores humanos e a elaboração de normas de comportamento, para a garantia do bem humano e social. A bioética identifica a vida como um bem, e quer compreendê-la melhor, identificando os valores que a acompanham e favorecem como um bem. Busca também a elaboração de normas de comportamento que garantam este bem. Normas que são regidas pela humanidade presente em cada um de nós. Esse progresso depende da educação.

O projeto de declaração sobre o genoma humano, do comitê internacional da UNESCO, proclama a necessidade do ensino: art.16: os estados se comprometem a promover um ensino específico concernente às implicações éticas, sociais e médicas da biologia e da genética humana.

É um ensino que deve permitir a todos exercerem responsabilidades próprias ante as novas situações derivadas do avanço das ciências da vida. Os novos e diferentes desafios precisam ser apreendidos em toda a sua complexidade. (6,7)

Produzir profissional qualificado, implica em aquisição e produção de conhecimento; de capacidade técnica e de atitudes profissionais. Assim existe a necessidade de contínua informação, atualização técnica e formação permanente. Ser informado das novas técnicas implica em saber executá-las, mas também em saber posicionar-se diante dos problemas éticos que dela decorrem.

O salto de qualidade no ensino será o da informação para a formação de uma nova consciência profissional, integrada a um universo biomédico com a sua especificidade humana, capaz do diálogo, da clareza de percepção dos problemas éticos e da objetividade de apresentação destas questões em vista da decisão a ser tomada em conjunto com outros envolvidos naquele ato biomédico, seja ele um atendimento ou uma pesquisa.

Em síntese: um profissional ético, com consciência crítica, livre, criativa e responsável, capaz do diálogo.

Artigo 3 - A transdisciplinaridade é complementar à aproximação disciplinar : faz emergir da confrontação das disciplinas dados novos que as articulam entre si; oferece-nos uma nova visão da natureza e da realidade. A transdisciplinaridade não procura o domínio sobre as várias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa. (1)

O método por excelência da reflexão bioética é o diálogo, o debate interdisciplinar que permite um maior conhecimento e compreensão dos diversos aspectos que envolvem a vida humana.


Pelo holismo espiritualista o homem é um ser criado, de natureza bio-psico-socio-espiritual, dotado de historicidade e de livre arbítrio, encontrando-se em contínuo processo evolutivo, sendo parte integrante do universo com o qual interage constantemente.(4)

Artigo 5 - A visão transdisciplinar está resolutamente aberta na medida em que ela ultrapassa o domínio das ciências exatas por seu diálogo e sua reconciliação não somente com as ciências humanas mas também com a arte, a literatura, a poesia e a experiência espiritual.(1)

“Deus! o terrível problema! quando a ciência chega aqui, ou emudece ou blasfema.”

Qual o caráter do homem ético? É um homem de bem, inspirado por Deus. pode-se reconhecê-lo por seus atos e palavras.

Qual é o tipo mais perfeito, que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo? A resposta deve falar de altos níveis no domínio cognitivo e afetivo, mas sobretudo no patamar mais alto do nível de consciência, o da Consciência Cósmica. Nome indiscutível entre nós - Jesus.

Artigo 9 - A transdisciplinaridade conduz a uma atitude aberta com respeito aos mitos, às religiões e àqueles que os respeitam em um espírito transdisciplinar.

Artigo 10 - Não existe um lugar cultural privilegiado de onde se possam julgar as outras culturas. O movimento transdisciplinar é em si transcultural. (1)

As mudanças no desenvolvimento moral são irreversíveis, a pessoa nunca mais voltará a um estágio inferior. Jesus sabia e por isso dialogou com a mulher, que não foi apedrejada, fazendo o reforço da ação pedagógica. Ela nunca mais pode esquecê-lo. Foi também assim com Saulo de Tarso.

Artigo 7 - A transdisciplinaridade não constitui uma nova religião, uma nova filosofia, uma nova metafísica ou uma ciência das ciências. (1)

A autoridade da sentença está na razão da autoridade moral do juiz que a pronuncia.

Melhor a coroa de espinhos na fronte do que as brasas na consciência!

Deve-se aceitar o aborto para “salvar a vida” da gestante HIV-positiva, grávida pelo estupro?

Artigo 14 - Rigor, abertura e tolerência são características fundamentais da atitude e da visão transdisciplinar. O rigor na argumentação, que leva em conta todos os dados, é a barreira às possíveis distorções. A abertura comporta a aceitação do desconhecimento, do inesperado e do imprevisível. A tolerância é o reconhecimento do direito às idéias e verdades contrárias às nossas. (1)

Um profissional ético certamente diria que esta é uma matéria sem resposta definitiva, sobre à influência da sorologia positiva no processo gestacional e da própria saúde do feto. Não existe ainda nenhum argumento ético, jurídico ou técnico, capaz de fundamentar a interrupção de uma gravidez numa mulher soro-convertida ou já doente de AIDS, a não ser que suas condições de saúde sejam agravadas pela gestação, que cessada a gravidez cesse o perigo e que não haja outro meio de salvar-lhe a vida.

Para aqueles que não vão se contentar em parar por aqui gostaria de sugerir duas leituras adicionais: A Aids e o Aborto que apresenta a doutora Susie A. Nogueira demonstrando a possibilidade de crianças nascerem sem a contaminação pelo vírus da Aids, embora suas mães sejam soro-convertidas. E a segunda sugestão, embora seja discussão mais longa, o opúsculo que recebeu o nome de Antes de Votar Pergunte ao Candidato Sobre o Aborto. Ambos podem ser encontrados em artigos no site NEU.


* * *

Este artigo foi elaborado com base em palestra proferida, “Ética: educação para o terceiro milênio”, durante o Primeiro Congresso Interativo Sobre Educação Para o Terceiro Milênio. “A Educação da Alma é a Alma da Educação”. Centro de Convenções do Barrashopping, 06-09 de dezembro de 1999.

Luiz Carlos D. Formiga PhD.
Professor Adjunto do Departamento de
Microbiologia Médica do Instituto de
Microbiologia Prof. Paulo de Góes, da UFRJ.

Referências Bibliográficas
1. Carta Transdisciplinar adotada pelos participantes do Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. Convento de Arrábida, 6 de novembro de 1994.
2. Costa Júnior, A.S. Bioética. Cadernos de Saúde e Meio Ambiente. Cuibá, UNIC., 1: 155-177. 1997.
3. Formiga, L.C.D. Ensino, Pesquisa e Ética em Microbiologia Médica.Sociedade Brasileira de Microbiologia - SBM-Notícias, 21(julho): 3-4, 1998 (disponível no site http://zap.to/neurj).
4. Formiga, L.C.D. Ciência e Microbiologia com Amor. Sociedade Brasileira de Microbiologia - SBM-Notícias, 22 (outubro): 3-4, 1998.Discurso proferido durante a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Bacharel em Microbiologia e Imunologia do IM/UFRJ, em dezembro de 1997(disponível no site http://zap.to/neurj).
5. Freire, N. Formação é prioridade para nova reitora da UERJ. UERJ Em Questão, VII (66): 6-7, 1999.
6. Setenta e dois alunos de graduação recebem Prêmio de Iniciação Científica. UERJ Em Questão, VII (66): 02, 1999. 7. Lenoir, N. Promover o ensino de Bioética no mundo. Bioética, 4: 65-70, 1996.

 

- - -


Editora Tama - Rua Baronesa do Engenho Novo, 189. Engenho Novo. CEP 20961-210. Tel (0xx21) 501-2001. Fax (0xx21) 5016222. Atendimento ao cliente (0xx21) 501-2001. E-mail: indice@ccard.com.br

 

- - -

 

Este artigo pode ser encontrado, também, nestes endereços eletrônicos:

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/etica-sociedade.html

http://www.esnips.com/doc/05f0ca43-6b2a-42b0-b963-4b61e62c96e1/Colet%C3%A2nea-Luiz-Carlos-D.-Formiga---%C3%89tica,-Sociedade-E-Terceiro-Mil%C3%AAnio;-Deixe-Claro-Para-Seu-Filho;-Movimento-De-Amor-Ao-Pr%C3%B3ximo-E-As-Drogas.

 

* * *

 

ÉTICA, SOCIEDAD Y TERCER MILENIO

Tendencias del Trabajo, (Editora Tama, Ltda ), 312 (agosto): 8-10, 2000.

Luiz Carlos D. Formiga

 

"Un desafío para La universidad de una manera general en el tercer milenio es rescatar un poco algunos principios humanísticos y éticos para la sociedad." (5) Estas fueron palabras de la rectora elegida de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro a finales de 1999, último cuarto del milenio.

 

Educación, pesquisa y ética han estado en nuestros pensamientos (4) desde cuando nos encontramos, aun como alumno, un profesor a quien homenajeamos anteriormente por su ejemplo de integridad profesional (3). Por eso creemos que rescatar valores ético moral para la sociedad es un desafío de urgencia.

 

Permítanme recordar el Primer Congreso Mundial de Transdisciplinario, ocurrido en 1994, en su Artículo 13. La ética Transdisciplinario rechaza toda actitud que rechaza el dialogo, la discusión, sea cual sea su origen – de orden ideológica, científica, religiosa, económica, política o filosófica. El saber compartido deberá conducir a una comprensión compartida basada en el respeto absoluto de las diferencias entre los seres, unidos por la vida común sobre una única y misma Tierra. (1)

 

Vamos a un ejercicio práctico. ¿Se debe aceptar el aborto para "salvar la vida" de la gestante HIV-positiva, embarazo por estupro? Antes de responder me gustaría de volver al Congreso de Transdisciplinaridad. 

Artículo 1 - Cualquier tentativa de reducir al ser humano a una mera definición y de disolverlo en las estructuras formales, sean ellas cuales fueran, es incompatible con la visión transdisciplinaria.

 

Artículo 2 – el reconocimiento de la existencia de diferentes niveles de realidad, regido por lógicas diferentes es inherente a la actitud transdisciplinaria. Cualquier tentativa de reducir la realidad a un único nivel regido por una única lógica no se sitúa en el campo de la Transdisciplinaridad. (1)

La ética visa más el bien a ser conquistado y garantizado que al mal que debe ser evitado. La bioética es la ética aplicada a los nuevos problemas que se desenvuelven en las fronteras de la vida. Viene en la salvaguardia del ser humano: en la singularidad de la individualidad, más también en la universalidad de su humanidad. No pretende ser restrictiva, más tiene la tarea de colocar límites éticos a fin de salvaguardar a la persona humana, su vida y humanidad.

El progreso tecnológico da biomedicina levanta problemas éticos, que requieren de la bioética una reflexión práctica. La cuestión ¿qué puedo hacer? debe estar acompañada de las preguntas del imperativo ético "¿qué debo hacer? ¿Que es bueno hacer? ¿Cuál es el bien a ser preservado y el bien a ser promovido? (2)

Artículo 12 – La elaboración de una economía transdisciplinaria es fundada sobre el postulado de que la economía debe estar a servicio del ser humano y no lo inverso. (1)

La ética al hablar de valores y actuar humano, parte del presupuesto que todo ser humano actúa por una motivación en vista de una finalidad. Es sabido que entre la motivación y la finalidad no existe una transparencia que determine ser todo acto bueno y responsable. Varios factores psicológicos, sociales y culturales pueden influenciar estos actos. Un acto humano, aún mismo los actos médicos y científicos, pueden ser malos e irresponsables si las motivaciones fueron egoístas o si la finalidad fuera la ganancia de fama, poder o riquezas.

 

La reflexión ética visa identificar los valores humanos y la elaboración de normas de comportamiento, para la garantía del bien humano y social. La bioética identifica la vida como un bien, y quiere comprenderla mejor, identificando los valores que la acompañan y favorecen como un bien. Busca también la elaboración de normas de comportamiento que garantizan este bien. Normas que son regidas por la humanidad presente en cada uno de nosotros. Ese progreso depende de la educación.

 

El proyecto de declaración sobre el genoma humano, del comité internacional de la UNESCO, proclama la necesidad de l enseñanza: art.16: los estados se comprometen a promover una enseñanza específica concerniente a las implicaciones éticas, sociales y médicas de la biología y de la genética humana.

 

Es una enseñanza que debe permitir a todos ejercer responsabilidades propias ante las nuevas situaciones derivadas del avance de las ciencias de la vida. Los nuevos y diferentes desafíos precisan ser aprendidos en toda su complejidad. (6,7)

 

Producir profesional cualificado, implica en adquisición y producción de conocimiento; de capacidad técnica y de actitudes provisionales. Así existe la necesidad de continua información, actualización técnica y formación permanente. Ser informado de las nuevas técnicas implica en saber ejecutarlas, más también en saber posicionarse ante los problemas éticos que de ella surgen.

 

El salto cualitativo en la educación será el de la información para la formación de una nueva conciencia profesional, integrada a un universo biomédico con su especificidad humana, capaz del dialogo, de la claridad de percepción de los problemas éticos y de la objetividad de presentación de estas cuestiones en vista de la decisión a ser tomada en conjunto con otros envueltos en aquel acto biomédico, sea el un atendimiento, o un pesquisa.

 

En síntesis: un profesional ético, con consciencia crítica, libre, creativa y responsable, capaz del diálogo.

Artículo 3 – La Transdisciplinaridad es complementar la aproximación disciplinaria: hace emerger de la confrontación de las disciplinas datos nuevos que las articulan entre sí; nos ofrece una nueva visión de la naturaleza y de la realidad. La Transdisciplinaridad no procura el dominio sobre las otras variadas disciplinas, más si la abertura de todas ellas a aquello que las atraviesa y las ultrapasa.(1)

El método por excelencia de la reflexión bioética es el diálogo, el debate interdisciplinar que permite un mayor conocimiento y comprensión de los diversos aspectos que envuelven la vida humana.

 

Por el holismo espiritualista el hombre es un ser creado, de naturaleza vio-Psico-socio-espiritual, dotado de historicidad y de libre arbitrio, encontrándose en continuo proceso evolutivo, siendo parte integrante del universo con el cual interactúa constantemente. (4)

Artículo 5 - La visión transdisciplinaria está resolutamente abierta en la medida en que ella ultrapasa el dominio de las ciencias exactas por su diálogo y su reconciliación no solamente con las ciencias humanas más también con el arte, la literatura, la poesía y la experiencia espiritual. (1)

"¡Dios! ¡El terrible problema! cuando la ciencia llega aquí, o enmudece o blasfema."

 

¿Cuál es el carácter del hombre ético? Es un hombre de bien, inspirado por Dios. Se puede reconocer por sus actos y palabras.

 

¿Cuál es el tipo más perfecto, que Dios ofreció al hombre para servirle de guía y de modelo? La respuesta debe hablar de altos niveles en el dominio cognitivo y afectivo, más sobretodo en el plató más alto del nivel de consciencia, o de la Consciencia Cósmica. Nombre indiscutible entre nosotros - Jesús. 

Artículo 9 – La Transdisciplinaridad conduce a una actitud abierta con respecto a los mitos, a las religiones y aquellos que los respetan en un espíritu transdisciplinaria.

 

Artículo 10 - No existe un lugar cultural privilegiado de donde se puedan juzgar las otras culturas. El movimiento Transdisciplinario es en si transcultural. (1)

Los cambios en el desenvolvimiento moral son irreversibles, la persona nunca más volverá a un estado inferior. Jesús lo sabía y por eso diálogo con la mujer, que no fue apedreada, haciendo el fortalecimiento de la acción pedagógica. Ella nunca más puede olvidarlo. Fue también así con Saulo de Tarso.

Artículo 7 – La Transdisciplinaridad no constituye una nueva religión, una nueva filosofía, una nueva metafísica o una ciencia de las ciencias. (1)

La autoridad de la sentencia está en la razón de la autoridad moral del juez que la pronuncia.

 

¡Es mejor la corona de espinos en la frente de lo que las brasas en la conciencia!

 

Se debe aceptar el aborto para "salvar la vida" de la gestante HIV-positiva, grávida por el estupro?

Artículo 14 - Rigor, abertura y tolerancia son características fundamentales de la actitud y de la visión transdisciplinaria. El rigor en la argumentación, que toma en cuenta todos los datos, es la barrera a las posibles distorsiones. La abertura comporta la aceptación del desconocimiento, de lo inesperado y de lo imprevisible. La tolerancia es el reconocimiento del derecho a las ideas y verdades contrarias a las nuestras. (1)

Un profesional ético ciertamente diría que esta es una materia sin respuesta definitiva, sobre la influencia de la serología positiva en el proceso gestacional y de la propia salud del feto. No existe aún ningún argumento ético, jurídico o técnico, capaz de fundamentar la interrupción de una gravidez en una mujer soro-convertida o ya enferma de AIDS, a no ser que sus condiciones de salud sean agravadas por la gestación, que cesada la gravidez cese el peligro y que no haya otro medio de salvarle la vida.

 

Para aquellos que no van a contentarse en parar por aquí nos gustaría de sugerir dos lecturas adicionales: El Aids y el Aborto que presenta la doctora Susie A. Nogueira demostrando la posibilidad de criaturas nacer sin la contaminación por el virus del Aids, aunque sus madres sean soro-convertidas. El texto fue tomado del Jornal quincenal de la Sección Sindical de los Docentes de la UFRJ/Andes-SN, Ano VII, 05 de Junio del 2000. Puede ser encontrado en artículos en el site http://zap.to/neurj, home-page no NEU-RJ. En esta misma dirección hago la segunda sugestión, aunque sea discusión más larga, el opúsculo que recibió el nombre de Antes de Votar Pregunte al Candidato Sobre el Aborto.

 

Este artículo fue elaborado con base en la palestra proferida, "Ética: educación para el tercer milenio", durante el Primer Congreso Interactivo Sobre Educación Para el Tercer Milenio. "La Educación del Alma es el Alma de la Educación". Centro de Convenciones del Barra shopping, 06-09 de diciembre de 1999.

 

TRADUCIDO POR: M. C. R

 

* * *

 

 

 

 

 Publicado pelo A ERA DO ESPÍRITO com a autorização do autor.